Afinal, o que é essa tal de ALERGIA?

Uma palavra muito usada, porém, pouco compreendida: alergia! 

Ouso dizer que muitos médicos também não compreendem a complexidade que há por trás dela.

Para falar de alergia, precisamos pensar em sistema imunológico. 

Me lembro de ter passado por esse tema na faculdade, depois na pós-graduação, mestrado… e digo, com toda certeza, que sempre foi um dos temas mais difíceis de estudar…

Vou tentar falar de uma forma bem didática! Não se assuste! Vamos lá.

Nosso sistema imune tem a função de defender nosso organismo de algum agente agressor. Em geral, vírus, bactéria ou fungo… microrganismos…

Os anticorpos são os soldados acionados para nos defender. Eles são ativados para lutar e depois são inativados ao final da batalha. Podemos chamar essa “luta” de reação imunológica. 

A alergia é uma reação de hipersensibilidade. 

Ou seja, substâncias que habitualmente não causam alergia, ativam os soldados de forma equivocada. Como se “intrusos” acionassem o exército de anticorpos que lançam “bombas” e atacam o nosso organismo inadequadamente.

Conseguiu acompanhar o raciocínio até aqui?

Entendeu que uma “guerra” foi iniciada de forma errada? 

Isso só pode dar errado, não é mesmo?

Voltando ao tema da alergia:

Uma substância, que pode ser um corante, um medicamento, um cosmético, e até mesmo um alimento, desencadeia uma resposta imunológica inadequada, que agride o nosso organismo. Ou seja, os soldados lutam contra nós mesmos!  :\ 

Essa reação pode desencadear sintomas muito variados dependendo do tipo de exército acionado, do local mais atingido, e do tipo de “arma” utilizada. 

(Não entrarei no mérito de descrever cada item porque dificultará o entendimento sem agregar valor ao texto.)

Alguns sintomas relacionados a reações alérgicas são os abaixo citados:

. Respiratório: rinite, coriza, espirros, tosse, broncoespasmo, asma

. Gastrointestinal: diarreia, constipação intestinal, refluxo, vômitos, dor abdominal

. Cutâneo: urticaria, coceira, inchaço na pele, placas avermelhadas na pele, inchaço nas pálpebras, inchaço no lábio, angioedema, aftas na boca

O diagnóstico de alergia, algumas vezes é bem difícil porque pode ser confundido com inúmeras outras situações… cabe ao profissional de saúde fazer o diagnóstico adequado.Você tem alguma alergia? Me conta aqui nos comentários. 😊